Juiz de Fora (MG) – Nesta terça 13, a Polícia Federal, em atuação com a Receita Federal do Brasil, deflagrou a Operação “Bike 345”, em repressão ao crime de descaminho, direcionado à importação de bicicletas de alto valor agregado, para comercialização com a utilização de notas fiscais suspeitas de falso.
A Operação se resume ao cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão, com escopo na materialização dos delitos apurados, e à ação fiscal, para apurar responsabilidades na esfera administrativa.
Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que os envolvidos dividiam as tarefas de importação das bicicletas dos Estados Unidos e as montava em lojas especializadas em Juiz de Fora.
As bicicletas importadas pelos investigados atendem ao exigente mercado de praticantes de esportes, chegando a custar mais de cinquenta mil reais no mercado brasileiro.
Os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de descaminho, ameaça, além de crime contra a ordem tributária; podendo ser condenados a uma pena máxima de 10 anos de reclusão.