As equipes de plantão no Terminal de Desembarque Internacional de Passageiros, responsáveis pelo controle e vigilância da Inspetoria da Receita Federal na região de Belo Horizonte, apreenderam no no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins, na última sexta-feira (08), aproximadamente 4 kg de substância não identificada, assemelhada a haxixe, durante a inspeção da chegada de passageiros do vôo vespertino da TAP, vindo de Lisboa.
No procedimento, foi realizado o escaneamento de 100% dos passaportes dos passageiros que desembarcaram do vôo. Na oportunidade, detectou-se um passageiro de nacionalidade polonesa, com passaporte do tipo provisório, emitido em 25/01/2019, o qual foi selecionado para ter sua bagagem vistoriada.
Na vistoria, foi constatada a presença da substância em fundo falso da bagagem do passageiro. O passageiro e as substâncias foram encaminhados à Polícia Federal para a lavratura do auto de flagrante delito.
As equipes de inspeção de bagagem da Inspetoria da Receita Federal em Confins realizam, rotineiramente, um trabalho prévio de seleção dos passageiros em cada vôo, mediante a análise de risco. Essa análise tem por base parâmetros objetivos e subjetivos, identificados pela equipe de gerenciamento de riscos.